Programa de estágio

Anualmente, entre os meses de julho e dezembro, a ExxonMobil promove um processo seletivo para seu Programa de Estágio para estudantes de nível técnico e superior. Os selecionados fazem estágio na empresa no período de um a dois anos e cerca de 80% são contratados. A ExxonMobil oferece dezenas de vagas de estágio em áreas como Engenharia, Administração, Ciências Economicas, Ciências Contábeis, Informática e outras, abrindo caminho no mercado de trabalho para jovens talentos.

Geralmente, nosso processo de inscrição tem início no mês de julho com término em agosto, com a disponibilização do formulário de inscrição em nossa página na Internet - esta é a única maneira de se inscrever. 

A pré-seleção avalia notas e características do candidato, como a previsão de formatura (buscamos estagiários que estão a um ano ou a dois anos da conclusão do curso). Na etapa seguinte, o candidato faz uma prova para atestar seus conhecimentos gerais, raciocínio lógico e prova de inglês e espanhol (opcional). Os aprovados participarão de uma dinâmica de grupo, e, por fim, farão uma entrevista pessoal. Todas as etapas são eliminatórias.

Processo de Seleção
Os interessados devem ficar atentos às etapas do processo para Rio e Curitiba, dispostas no quadro a seguir. Lembramos que, para as demais localidades, o processo será conduzido pela gerência de cada cidade, podendo ou não seguir o cronograma do quadro abaixo.

Etapas
Inscrições - durante os meses de julho e agosto

  1. Provas (Idiomas, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais) - online
  2. Dinâmicas de Grupo - durante o mês de agosto
  3. Entrevistas - durante o mês de setembro
  4. Apuração do resultado final / Processo de  Admissões - durante os meses de novembro e dezembro
  5. Início do Estágio / Programa de Integração - durante o mês de janeiro

Admissão e Programa de Integração
Os candidatos aprovados são, por fim, submetidos ao exame médico, pré-requisito para o ingresso na Companhia. Se o estudante for selecionado para a vaga, ele receberá uma oferta de trabalho depois de concluído o processo admissional. O estudante, agora já estágiario - participa do Programa de Integração, realizado normalmente em três dias consecutivos. Neste período, o estagiário participará de palestras ministradas por Diretores e Gerentes da ExxonMobil com o objetivo de apresentá-lo à estrutura, ao modo operacional da Companhia e a seus novos colegas, estagiários da mesma turma.

O Estágio
Ao estagiário serão designadas atividades - sob o acompanhamento de seu supervisor - compatíveis com a sua formação e experiência, permitindo assim suporte e avaliação constante de seu desenvolvimento. Seja qual for o setor em que o estagiário esteja atuando, suas atividades serão sempre compostas por tarefas que agreguem real valor à sua formação acadêmica, e que efetivamente integrem o estudante aos processos da Empresa, dando-lhe a oportunidade de contribuir de fato com os resultados alcançados.

Conforme a extensão de seus projetos e o prazo do seu contrato de estágio, o estudante poderá chegar a atuar em mais de uma divisão num departamento da ExxonMobil, ou mesmo mais de um departamento. Possibilitamos assim que o estagiário tenha uma visão integrada dos processos da Empresa, o que pode ser o início de sua carreira na ExxonMobil. Com isso, ele conhecerá a filosofia que vem nos fazendo vencedores: antes de sermos engenheiros, administradores, contadores, analistas de sistemas, químicos ou qualquer outra formação, somos profissionais com potencial, talento e aptidões próprias, e, por isso, devemos ser capazes de colaborar em mais de um segmento específico do negócio.

Ao término do Programa de Estágio, o estudante pode ser convidado a permanecer nos quadros da Companhia, como funcionário, para atuar em um dos setores que tenha colaborado durante seu período de estágio, ou em qualquer outra área da Empresa.

Carga Horária e Benefícios
Por fim, as atividades de estágio são desenvolvidas em uma carga horária semanal de 20 horas flexíveis. Durante o período de estágio, o estudante recebe uma bolsa-auxílio de valor competitivo em relação ao mercado, e irá receber auxílio transporte em dinheiro. Além disso, a ExxonMobil mantém para todos os estagiários bolsistas, durante a vigência do contrato, um seguro de acidentes pessoais, morte ou invalidez permanente.

Banco de Talentos
Caso não seja possível o aproveitamento imediato do estagiário, seus dados, juntamente com todas as informações relativas à sua avaliação durante o Programa de Estágio, irão compor o chamado Banco de Talentos, conjunto de registros disponível a todos os setores da ExxonMobil, e que é consultado por estes sempre que se faz necessária uma nova admissão.